Um artigo pouco usual para esses tempos muito diferentes. E não é brincadeira! :)
A Louise participou do workshop "Construindo equipes de alta performance com LEGO® SERIOUS PLAY®" e nos mandou um depoimento que não é brincadeira! :)
Rafael
"No centro da sala, uma mesa em formato retangular com dez cadeiras dispostas ao seu redor é um convite às novas descobertas.
Em frente a cada um dos lugares está um kit contendo blocos em mesma quantidade e formatos para todos. Nada de favorecimentos por aqui.
O primeiro passo é a construção de um símbolo simples que pode ser feito ao seu modo desde que contenha 10 peças.
Nesse ponto já podemos ver as diferenças entre os indivíduos que compõem o grupo. Com a mesma variedade de blocos cada pessoa constrói a sua imagem do símbolo demonstrando nele ainda que inconscientemente traços marcantes de sua personalidade e valores.
Então você dá o primeiro passo para sua redescoberta não apenas do seu papel como profissional em uma empresa e parte de um grupo, mas também de si. Aquelas pequenas peças coloridas servem como portais que transportam nossos pensamentos subconscientes.
Entre um desafio e outro vamos nos identificando com as peças, conosco e com os outros ao nosso redor, e o que parecia apenas um movimento mecânico de montar e desmontar blocos acaba virando um exercício profundo de autoconhecimento e integração.
No decorrer do processo é fácil perceber que alguns dos valores que antes tínhamos como pilares escondem na verdade outras questões que nunca nos propomos avaliar.
E em apenas quatro horas um grupo de desconhecidos evoluem para seres que se conhecem, respeitam e admiram uns aos outros.
E isso acontece como?
Brincando com Lego.
Uma atividade que parece simples mas que te propõe (e pasme, você consegue!) pensar fora da caixa e se expressar de forma autêntica sem preconceitos ou julgamentos das próprias ideias.
Como proposta para a construção de equipes de alta performance, conectadas e preparadas para atingir os mais variados objetivos, a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é a ferramenta perfeita pois trabalha tanto a individualidade de cada integrante e estimula a empatia, o companheirismo, a aceitação e a criatividade no grupo.
Quando nos permitimos sermos livres para expressar nossas ideias de forma tão simples e divertida, os problemas e desafios ganham outra proporção, uma bem pequena se comparado a tê-los que encará-los em uma sala convencional de uma reunião de formato tradicional.
Então se posso sugerir algo à você que lê este texto, fica aqui o meu conselho: Se existem metas à serem batidas, novos produtos para desenvolver ou inovações a serem descobertas, não hesite, chame sua equipe e vá "jogar sério" com Lego!"
Louise C.
participante do workshop
Keep building! :)
É baseado na crença de que ao conectarmos as pessoas para “fazer junto” conseguimos extrair o melhor delas e para elas que a Multiverso trabalha.
Não é só um discurso bonito mas uma prática intrínseca da nossa forma de ajudar as empresas e os empreendedores a tornar os seus negócios (mais) relevantes nesse novo mundo.